Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

09/02/2023

CARNAVAL 2023

CUIDADOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA O SEU CONDOMÍNIO!

O carnaval ainda nem começou e os problemas com os “bloquinhos” de rua já estão parecendo, algo que se repetem como todo ano. Se essa é uma época de muita alegria e descanso para alguns, ela traz uma série de problemas e dores de cabeça para os moradores dos condomínios, casas e comércios dos bairros onde os blocos passam. Junto com a diversão, há muito barulho, sujeira e brigas entre os foliões. Como o poder público não consegue resolver essa questão, o que os moradores dos bairros onde ocorre esse tipo de evento podem fazer para se protegerem dos transtornos desse
período? 

A cada carnaval, os blocos de rua crescem nas grandes cidades e temos diversos relatos nos últimos anos, de depredação à fachada dos condomínios. Por isso, o síndico precisa se antecipar para proteger o patrimônio, caso verifique que existe a possibilidade de qualquer risco na sua região, fazendo com que o síndico contrate mais vigilantes e, até mesmo, uma proteção para a fachada, para que não ocorram prejuízos. No caso de fachadas de vidros, por exemplo, colocar tapumes.

É importante que o síndico tome todas as medidas para que não ocorram problemas no condomínio, como a destruição de jardins, portões, paredes e, também, com a higiene, pois muitos foliões acabam por beber de forma descontrolada na frente dos prédios e urinando em qualquer lugar.

Mas o síndico não fica com a atenção voltada somente para fora do condomínio. É comum os moradores escolherem as dependências do prédio para confraternizações, como nachurrasqueira e no salão de festa.


Algumas dicas para os foliões presentes nesse carnaval:

- Proibir o consumo de bebidas alcoólicas na área das piscinas e demais áreas comuns de circulação (permitido somente para maiores de 18 anos e em locais destinados, como salão de festas e espaço gourmet.
- Limitar os visitantes nas reuniões e encontros nas churrasqueiras conforme convenção  de cada prédio;
- Reforçar orientações para a locação de salão de festas e churrasqueira nessa época do ano;
- Ajustar o Regimento Interno para que as reuniões de cunho pessoal não se tornem grandes festas, que não é a destinação dos espaços internos do condomínio;


Agora, se no seu condomínio, a maioria, incluindo você, vai aproveitar para viajar, não se esqueça de redobrar a atenção com relação à segurança. Confira esses cuidados abaixo:

- Se necessário, avise somente ao síndico ou zelador que vai viajar e, se deixar a chave com alguém que irá ao apartamento no período, comunique-os também.
- Não deixe a chave do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode ir parar nas mãos de assaltantes.
- Feche todas as janelas e tranque a porta da sua unidade.
- Desligue o gás e certifique-se que todas as torneiras estão fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.
- Se a empregada doméstica for trabalhar no período, repasse a ela as informações e cuidados, e deixe a portaria devidamente informada.
- Procure não comentar na rua, no condomínio e perto de estranhos que vai viajar.
- Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para emergências.

Lembre-se que esses são profissionais de confiança, o que não significa que todos os outros também sejam.
Vale lembrar que mesmo no carnaval, as regras de convivência no condomínio continuam valendo. Por isso, use o bom senso ao dar festas com som alto e que incomodem os vizinhos.

A difícil tarefa de manter a ordem em condomínios precisa ser administrada não somente pelo síndico, mas também por todos aqueles que habitam o condomínio. Uma convivência harmoniosa não tem preço!

Bom carnaval a todos e aproveitem com moderação!


Fonte: https://www.sindiconet.com.br/informese/cuidados-no-carnaval-noticias-seguranca