Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

31/01/2023

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO PARA-RAIO NO CONDOMÍNIO

Saiba como evitar riscos em tempestades.

Cerca de 50 milhões de descargas elétricas ocorrem no Brasil anualmente de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Não à toa, portanto, a NBR 5419 estabelece critérios para a instalação de proteção contra descargas atmosféricas em edificações, os conhecidos para-raios. Mas tão importante quanto instalar é fazer manutenção de para-raios em condomínios. É sobre isso que vamos falar neste conteúdo.
 
Antes, no entanto, vamos fazer uma breve explicação sobre o que é um para-raio e como o chamado SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) funciona na prática.
São dois os tipo de para-raios que têm sido usados com mais frequências nos condomínios no Brasil: Franklin e Melsen, também conhecido como gaiola de Faraday.
 
De acordo com a NBR 5419, os condomínios são obrigados a fazer inspeção visual do SPDA a cada seis meses. Esse procedimento deve ser feito por empresa especializada. Ou seja, que conte com um engenheiro eletricista e faça o recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
 
Não contar com um SPDA que esteja de acordo com a norma pode sair muito mais caro para o condomínio do que o valor da vistoria semestral. 
Veja abaixo algumas situações que podem ocorrer no seu condomínio caso o equipamento não esteja funcionando corretamente e a edificação sofra uma descarga atmosférica:
 
Risco de morte / choques: Existe a possibilidade de que um morador ou funcionário seja atingido por um raio, caso esteja na cobertura e o local não conte com o aterramento adequado. Também há a possibilidade de pessoas tomarem choques enquanto manejam eletrônicos ligados na tomada, como secadores de cabelo e celulares carregando na tomada.
 
Queima de equipamentos: tanto do condomínio (placa do elevador, portões elétricos, CFTV), quanto dentro das unidades (eletrônicos e eletrodomésticos ligados na tomada no momento da descarga).
 
Seguro inválido: a seguradora pode se negar a pagar a indenização ao condomínio caso fique comprovado que o SPDA estava fora dos parâmetros legais. O condomínio pode, porém, entrar com ação na Justiça, para que um perito judicial avalie o equipamento.
 
Danos a estrutura da edificação: sem um isolamento correto, um raio poderia romper, com uma explosão, a alvenaria do prédio, derrubando uma parte da estrutura.
Importante salientar que o síndico pode ser responsabilizado civil e criminalmente caso fique comprovada sua negligência em executar a manutenção correta dos equipamentos do condomínio e que venham a causar prejuízo à coletividade.
 
Fonte: https://www.sindiconet.com.br/informese/inspecao-dos-pararaios-manutencao-checkup-e-inspecao-predial