Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

30/04/2021

SÍNDICO

Desafio de trabalhar na função de síndico

Pesadelo da maioria dos moradores de condomínio, o cargo de síndico não precisa ser encarado como fardo e pode trazer benefícios aos que se dispõem a dedicar um tempo ao lugar onde vivem, principalmente na valorização do patrimônio comum.

As responsabilidades e a sobrecarga de atividades tão temidas só são problemas para o morador que não reconhece as dificuldades naturais de uma administração e prefere se omitir, não participar ou somente questionar as ações de seu condomínio. Mesmo considerando o impacto desta atividade extra, a falta de participação, além de não contribuir para uma melhor administração do condomínio, acaba por sobrecarregar a gestão atual, por vezes reeleita por vários mandatos como um verdadeiro estigma que assombra e espanta os candidatos a cada ano.

Uma solução que vem crescendo atualmente é a contratação de empresas especializadas em administração condominial. Um investimento necessário para que se tenha total transparência e rapidez nas ações do dia a dia. Em condomínios de pequeno porte, o custo desta assessoria pode pesar, mas também é necessário. Para isso é preciso que a função de síndico seja encarada com seriedade e compromisso por todos os moradores e que a gestão seja a mais profissional possível.

Uma dica infalível no trato da vizinhança é a transparência na administração: o nível de proximidade de quem ocupa essa função junto aos vizinhos é essencial na hora de desempenhar um bom papel para o condomínio. Mostrar o que se está fazendo com o dinheiro de todos é obrigatório para qualquer um que queira encarar o desafio de ser síndico. Apresentar planilhas de custos e futuros gastos é pauta de toda assembleia de moradores. Mesmo que o assunto não pareça tão convidativo, é preciso que seja abordado.

Outro grande desafio enfrentado pelo síndico é o de convencer os moradores a participar das assembleias regulares e contar com o apoio de todos na tomada de
decisões. Para se contornar o problema é preciso ter disposição e criatividade na hora de convocar reuniões.

Alguns condomínios têm buscado o recurso das assembleias on-line, que promete resolver casos de votações por pequenas decisões, mas no caso de reuniões presenciais, assuntos como o uso das vagas na garagem, área de lazer e contratações de serviços costumam ter o apelo necessário para aumentar a participação das
pessoas.

Colocar esses pontos em evidência na hora de convidar os moradores é um bom recurso.

Como contrapartida às responsabilidades, a função costuma oferecer ao síndico a isenção das taxas de condomínio e, em boa parte dos casos, uma remuneração de auxílio ao morador que presta este serviço a todos que integram o condomínio.

Além disso, é obrigatório o pagamento da contribuição previdenciária sobre a remuneração e benefícios do síndico, valor este que fica acumulado para efeitos de aposentadoria e demais benefícios previdenciários.

Vale lembrar que apesar de receber remuneração ou benefício, o síndico não é empregado do condomínio, mas um condômino com responsabilidades diferenciadas em prol da coletividade. Todas as compensações são justas e legítimas. Mas a mais importante é o reconhecimento e o apoio a esta função, que tem o objetivo maior de zelar pela segurança e o bem-estar de todos.

Marco Aurélio Nery é especialista em gestão de condomínios