Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

14/08/2023

Conta de luz vai subir de 3,83% até 4,8% em 70 cidades do ES.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu a nova tarifa de energia elétrica para os clien

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu no inicio do mês o reajuste na tarifa de energia elétrica para os clientes da EDP no Espírito Santo. A correção pode chegar a 4,8% a partir do dia 07/08 nos 70 municípios capixabas atendidos pela concessionária. 
Para os residenciais, o aumento será de 3,83%. Com o reajuste, cujo índice é um pouco menor do que a inflação medida pelo IPCA (3,99%), o consumidor que costumava pagar uma conta de R$ 100 passará a desembolsar R$ 103,83. Para as indústrias e clientes atendidos na alta tensão, o reajuste ficará em 0,46%. O reajuste médio para todos os consumidores — de baixa e alta tensão — será de 3,55%. 
Já o reajuste médio de 4,8% afetará os consumidores cativos de baixa tensão — aqueles que contratam o serviço de energia elétrica diretamente com a concessionária local, sem que haja intermediação de qualquer outra empresa. Não existe possibilidade de contratar o fornecimento com outra empresa.
A EDP aponta que contribuíram para esse efeito tarifário a redução dos custos que remuneram a distribuidora e as geradoras, a elevação dos custos de transmissão e encargos setoriais e o fim das medidas de mitigação tarifária adotadas em 2022.
A tarifa de energia, explica a EDP, tem uma composição diversificada. Quando a conta chega, o consumidor paga pela compra da energia (custos das empresas geradoras), pelo transporte (custos das empresas de transmissão de energia), pela distribuição (parte que cabe à EDP) e pelos encargos setoriais e tributos.
Com informações da assessoria da EDP.

 

FONTE: https://www.agazeta.com.br/es/economia/conta-de-luz-vai-subir-48-em-70-cidades-do-es-a-partir-de-segunda-7-0823