Rua XV de Novembro, nº 590 - B, Praia da Costa - Vila Velha / ES

28/04/2020

CRIANÇAS EM CASA

5 dicas para enfrentar a quarentena em casa

As medidas de prevenção ao Coronavírus pegaram muita gente de surpresa, principalmente as famílias com crianças em casa. A suspensão das aulas em todo o país mudou não apenas a rotina dos pequenos, mas também a de muitos pais. Como pais e mães podem ser adaptar à nova rotina e lidar com trabalho, filhos e casa – tudo ao mesmo tempo?

Para quem vai passar a temporada de quarentena fazendo home office na companhia dos filhos, aqui vão algumas dicas de como tornar esse período mais agradável para todos.

 

1 – Rotina – Vai ser preciso recriar a rotina da família. Se for possível, mantenha alguns hábitos para trazer uma maior sensação de normalidade. As crianças podem ter um cotidiano planejado, com horários determinados para as atividades (brincar, estudar, se alimentar, dormir) e, ao mesmo tempo, passar esse período tranquilas, alegres e mais próximas dos familiares.

 

2 – Não são férias – Não queremos deixar os pequenos preocupados, mas é importante que entendam que a quarentena não é sinônimo de férias, mas sim uma medida contra o COVID-19. Ou seja, é a hora de permanecer em casa, redobrar os cuidados com a higiene e aprender, junto com os adultos, como passar por essa fase de isolamento em casa.

 

3 – Brincar é preciso – Não apenas para a diversão e o gasto de energia das crianças, mas também para o bem-estar dos pais, as brincadeiras são mais do que bem-vindas nessa nova rotina. Experimente entrar no universo infantil e descubra o quanto você pode ficar mais leve.

Para quem estiver sem ideias, Estéfi Machado tem uma ótima solução. Aliás, 40 delas. A designer, fotógrafa, cenógrafa e mãe (do Teo, de 12 anos) criou o Kit de sobrevivência pararam quarentena brincante, um guia em PDF com 40 brincadeiras caseiras e divertidas para fazer o tempo passar. O download é gratuito e já ajudou pais e mães até fora do Brasil.

 

4 – Home office – Para equilibrar com o expediente de trabalho realizado de casa, especialistas recomendam trazer as brincadeiras para o começo do dia. Assim, evita-se uma sequência de “daqui a pouco” ao longo do seu expediente e a ansiedade das duas parte – e, com sorte, a criançada ainda entende melhor quando você disser que não é a hora de brincar.

Determinar o seu espaço de trabalho, horários e até vestir-se como se fosse para o local de trabalho também podem ajudar a regularizar o cotidiano profissional. Confira mais dicas para trabalhar de casa.

 

5 – Telas – Muitos recursos de entretenimento e de educação são, hoje, digitais. Mesmo que na sua família o uso de telas (smartphones, tablets, videogames, etc) seja reduzido, nesse período esses recursos podem funcionar a seu favor. 

Aproveite iniciativas como contadores de histórias que fazem lives nas redes sociais, jogos educativos e canais infantis no Youtube sem publicidade para que as crianças aprendam e se divirtam em segurança enquanto você realiza as próprias tarefas.

Além de tudo isso, outra dica importante é lembrar que crianças são crianças, portanto sempre haverá horas de descontração e rompimento de algumas regras. Paciência e espírito esportivo podem ser ótimos aliados nesta quarentena.

FONTE: https://blog.townsq.com.br/aulas-suspensas-5-dicas-para-enfrentar-a-quarentena-com-criancas-em-casa/?